8 Coisas Sobre Produtos Capilares Naturais
Produtos capilares naturais encontramos vários pela internet, porém não são todos que de fato funcionam… E existe um motivo para isso!
Além da questão do pH que sempre enfatizamos, também tem a questão do tipo capilar, a carga, o tipo de fórmula e, claro, os tipos de ingredientes a serem utilizados em cada fórmula.
São fatores essenciais para que sua fórmula dê certo no uso diário desse shampoo natural.
8 Coisas Sobre Produtos Capilares Naturais
Diferente de nossa pele, os nossos fios capilares são mortos e portanto não conseguem se regenerar, ou seja, usamos algum meio através de produtos capilares para tratar esses fios danificados.
Com base nesse fato, separamos 8 fatores sobre os produtos capilares para você saber antes de formular sua receita.
- Nem todos os produtos capilares são para todos os tipos de cabelos: O entendimento sobre os surfactantes, emulsificantes e demais ingredientes, são fundamentais para a criação funcional desses produtos capilares, assim como conhecer seu próprio tipo de cabelo. Com base nessas informações você consegue ajustar qualquer receita conforme o que você deseja. Os produtos convencionais são muito padronizados e não funcionam para todas as pessoas, algumas precisam de uma lavagem mais forte, outras produtos mais suaves e por aí vai…
- Cabelos oleosos: Antes de criar qualquer produto capilar é interessante entender por que alguns tipos de cabelos são mistos ou por que eles ficam oleosos em locais específicos e seco em outros? Algumas pessoas podem ter a raiz oleosa, mas as pontas secas. Esse entendimento faz você saber qual tipo de produto é melhor de se usar ou quais ingredientes são melhores neste caso.
- Receitas online: É sempre bom ter um cuidado a mais quando falamos em receitas DIY que achamos pela internet. Eu sei que a intenção dessas receitas são as melhores, porém a maioria delas não estão seguras para o uso e não são funcionais… Sempre procure informações sobre cada ingrediente que for utilizar nas suas fórmulas e tome o conhecimento do que precisa ser feito para ser funcional.
- Cabelo é um tecido morto: Como falamos anteriormente, nosso fios são tecidos mortos. Os fios que vemos acima do couro cabeludo são tecidos mortos, já a pele é um tecido vivo do qual consegue se regenerar. Ou seja, nossos fio não possuem poder de regeneração quando estão danificados, eles irão permanecer danificados. Por isso você deve entender sobre a função de cada ingrediente a ser usado nos tratamentos capilares para que consigam hidratar e suprir a necessidade dos fios, além de entender a estrutura e função dos cabelos.
- O couro cabeludo está vivo: As raízes dos fios e o couro cabeludo são células vivas e possuem necessidades de tratamentos específicos diferentes da pele. Saber quais ingredientes ativos são melhores para incorporar, isso pode mudar completamente de fórmula para fórmula.
- Entenda os surfactantes: Eles são os ingredientes-chave para as fórmulas de shampoo e condicionador. É necessário você compreender as funções e características para o funcionamento no produto, isso é a base da fórmula. Eles possuem classes diferentes e alguns não são compatíveis com outros ingredientes, por isso a importância sobre o estudo deles nas suas formulações é fundamental para que fique seguro e estável seu uso.
- Cabelos danificados: A maioria dos cabelos estão com algum dano, seja dano químico, mecânico ou ambiental. Conforme você entende cada um desses tipos de danos, você sabe que tipos de cuidados eles precisam.
- Estudar os espessantes: Os espessantes vão ajudar a deixar essa fórmula mais viscosa, ou seja, é mais fácil o manuseio do produto. Estudar os tipos de gomas e quais são compatíveis com os ingredientes te ajuda a formular um produto ideal evitando erros e problemas, como a divisão de fases.
Conclusão
Fazer produtos capilares em casa é totalmente possível, não é necessário um laboratório específico para formular. Você apenas precisa de conhecimento e saber como fazer e aplicar.
Assim como nos produtos de cuidados com a pele, os produtos capilares também tem um sequência de aprendizados.
Conforme seus estudos e práticas você consegue entender as técnicas e teorias para criar produtos incríveis.
Criar lip balm ou bálsamos são mais fáceis e não precisa de muito entendimento para tal, mas com os produtos capilares é um pouco diferente…
Primeiro entenda e aprenda o básico para depois ir aos capilares, essa trajetória é mais eficaz.
Gostou das dicas? Comenta aqui!
Adicionar um comentário