Como Saber se o Conservante Está Funcionando?

As duas principais maneiras de saber se um conservante está funcionando são:

  • O teste do tempo (meses e anos)
  • Ou um teste de desafio microbiano profissional (testes mais caros).⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Outras formas de aumentar as chances de sucesso do nosso conservante é escolher um conservante com boa referência (pesquise no Google e procure experiências que não sejam do fabricante). Ou seja, usar conservantes que já existem há algum tempo no mercado são boas opções. Novos conservantes saem o tempo todo (especialmente os mais naturais).

Sempre preste atenção nas recomendações de uso sugeridas pelo fornecedor ou fabricante, como o pH, temperatura máxima permitida, quantidade de uso, etc. Use sempre dentro dessas sugestões, assim como é importante seguir as boas práticas de fabricação (mantenha as coisas limpas enquanto trabalha).

Sempre tenha em mente que ingredientes como argilas, leite, mel, frutas frescas etc, são mais difíceis de se conservar. Existem dois tipos de conservantes:

  • Os naturais: Os conservantes mais naturais normalmente não são tão fortes quanto os sintéticos;
  • Os sintéticos: Se você estiver trabalhando com ingredientes muito mais difíceis de preservar, a melhor opção é um conservante sintético em vez de natural (geralmente é o que sempre indicamos).

Outra análise que pode ser feita por você é olhar se esse produto depois de seis meses ainda permanece com bom aspecto, se sim então se aventure por deixar mais 6 meses. Se ainda estiver bom depois de um ano, tente dois. Não conseguimos ver a olho nu a deterioração microbiana porém, se dentro de um ano o produto ainda permanece com boa aparência, então provavelmente é mais fácil confiar que dentro dos 6 meses deste produto é bom para uso.