Como Usar a Vitamina C nos Cosméticos Naturais?
A vitamina C é muito usada em produtos de anti-aging, cremes faciais noturnos, produtos de microdermoabrasão, cremes para regiões dos olhos e sérum.
Ela ajuda a diminuir as linhas finas e é ótimo antioxidante, ajuda contra os radicais livres causados pelo sol e também contra agentes externos.
Podemos usar em conjunto com a vitamina E, que potencializa e ajuda a proteger a pele de danos contra a luz e stress oxidativo.
Conhecendo a Vitamina C
Segundo alguns estudos, a vitamina C mostrou proteger a elasticidade da pele devido a capacidade de impedir a degradação de colágeno, como a enzima colagenase-1 (metaloproteinase matriz MMP-1).
Também consegue estabilizar o RNA mensageiro, ou seja, ajuda na reparação da pele danificada através da produção de colágeno melhorando a sua elasticidade.
A vitamina C também mostra ser capaz de manter a elasticidade da pele através de uma reação química de moléculas de colágeno.
Bom, você já deve ter tentado trabalhar com a vitamina C em alguma formulação natural, ou não.
Se sim, já deve ter se deparado com a alta instabilidade que este ingrediente sofre, seja pelo contato com a água ou ar.
Apesar de tudo, é um ótimo ingrediente que possui uma excelente função, seja para ter a pele mais firme ou auxiliar na produção de colágeno.
E para se ter um bom sucesso na formulação com a vitamina C, devemos optar por moléculas menores e mais estáveis como ascorbil fosfato de magnésio, palmitato de ascorbil e ascorbil tetraisopalmitato.
Como Usar a Vitamina C?
Como já falamos, a vitamina C é totalmente instável, mas conseguimos reverter isso com a inclusão de outros antioxidantes.
Ela é um ingrediente natural, conhecida também como ácido ascórbico e é solúvel em água.
Como comentamos neste post AQUI, a vitamina C que usamos é feita sinteticamente (idêntica ao natural) e é derivada do ácido ascórbico, você deve verificar isso com os fornecedores na hora da compra.
Ela possui a mesma ação e função, quando penetrado na pele é convertido em ácido ascórbico puro e vai ajudar na estabilidade da sua formulação.
Exemplos de Vitamina C para as formulações:
- Palmitato de Arcorbil: É solúvel em óleo e álcool, consegue ser estável com pH abaixo de 6 e temperatura abaixo de 113°C. Deve ser usado na fase quente com porcentagem de uso até 20%.
- Ascorbil Fosfato de Sódio: É solúvel em água, consegue ser estável com pH 6-7. Deve ser usado na fase de resfriamento/fria com porcentagem de uso até 10%.
- Ascorbil Fosfato de Magnésio: Nikkol VC PMG®; VC-PMG®, é solúvel em água, consegue ser estável com pH 6-7 e temperatura abaixo de 80°C. Deve ser usado na fase de resfriamento/fria com porcentagem de uso até 10%.
- Ascorbil Tetraisopalmitato (Tetra-C): Nikkol VC IP®, é solúvel em óleo, consegue ser estável com pH até 6. Deve ser usado na fase de resfriamento/fria com porcentagem de uso até 10%.
A seguir vamos mostrar um exemplo de receita para você fazer em casa e depois comentar aqui o que achou!
Receita de Sérum com Vitamina C:
30g Óleo de Semente de Uva
Modo de Fazer: Misture todos os ingredientes, conforme a ordem, e envase em um frasco escuro com conta-gotas.
20g Óleo de Rosa Mosqueta
15g Óleo de Jojoba
1g Ubiquinona
18,8g Esqualeno Vegetal
10g Ascorbil Tetraisopalmitato
5g Óleo de Oliva Infundido com Chá Verde
0,2g Vitamina E
Obs.: Caso a ubiquinona não tenha dissolvido, aqueça em banho-maria, depois retire e espere resfriar para acrescentar os demais ingredientes na ordem.
Conclusão
Com certeza o uso da vitamina C nesse sérum vai ajudar na produção de colágeno e deixar sua pele mais firme.
É um ingrediente sensível, porém se você estudar mais sobre ele e no funcionamento dos cosméticos, você pode caprichar no uso!
Esperamos que este post tenha sido bastante esclarecedor com o uso da vitamina C na cosmética natural e, caso você venha fazer essa receita, comenta aqui embaixo o que achou dela!
Fontes:
-https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/7518857 -https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?term=A+double-blind+randomized+trial+of+5%25+ascorbic+acid+vs.+4%25+hydroquinone+in+melasma. -https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?term=Anti-aging+cosmetics%3A+facts+and+controversies. -https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?term=A+topical+antioxidant+solution+containing+vitamins+C+and+E+stabilized+by+ferulic+acid+provides+protection+for+human+skin+against+damage+caused+by+ultraviolet+irradiation
Bom dia !
Há temos quero fazer um serum com vti. C
Mas onde posso comprar esse Esqualeno Vegetal, Ubiquinona e o Ascorbil Tetraisopalmitato ?
Por favor
Olá, Susana! Você pode encontrar no Iherb ou farmácia de manipulação! 💚
Oii, fui comprar na farmácia de manipulação me pediram receita, o ácido hialurônico também.
Que pena! Você falou que era para uso cosmético?
Não achei esse lherb ? O que é por favor ?
E o acido ascorbico ? Serve ?
Olá, Susana! Iherb: https://br.iherb.com/
O ácido ascórbico é hidrossolúvel, ou seja, para esta receita não encaixa pois é anidra.💚
Olá, a Ubiquinona é líquido ou pó? não estou encontrando para comprar…
Oii, Beatriz. Usamos em pó, procure em farmácia de manipulação💚
Olá 🙂 Algumas perguntas, rs:
1) Com o Ascorbil Fosfato de Sódio diluído em água deionizada seria possível criar um sérum com os OV + vitamina E?
2) Eu tenho uma solução de ácido hialurônico, já diluído da água deionizada com conservantes, seria possível diluir o Ascorbil Fosfato de Sódio nessa solução? É de 1%.
Fiquei me perguntando se adicionar essa solução de ácido hialurônico em sérum é eficaz, ou se vira uma coisa de consistência estranha…
Muito obrigada e bons trabalhos!
Oii, Anita!
1- Não, você teria que fazer uma emulsão…
2- Sim, porém vai ter que ajustar a conservação e vai ter que ver a estabilidade dessa vit C.
O que seria esse ” Esqualeno Vegetal”? Ele é um ingrediente obrigatório na receita? Ele pode ser substituído?
É um emoliente, você pode usar algum óleo vegetal no lugar dele.😉