Entendendo a Diferença Entre Cosméticos Naturais, Orgânicos e Veganos!
Os veteranos neste assunto já sabem que no Brasil ainda não existe lei para determinar o que é um cosmético natural, orgânico e vegano.
Por isso, devemos dar uma atenção maior para não cair nos famosos Green Washing (lavagem verde ou pintado de verde).
Essa nomenclatura se refere à propagandas enganosas em que a maioria dessas empresas se intitulam como ecologicamente corretas usando de artifícios como cores verdes, desenhos associados a natureza, frases como 100% natural e sem nenhuma comprovação de que realmente são naturais, orgânicos, veganos ou ecológicos!
Uma forma de checar a veracidade dos produtos que você usa é começando a dar atenção às composições nos rótulos dos cosméticos.
Mas como Saber a Diferença Entre um Cosmético Natural, Orgânico e Vegano?
Estes cosméticos podem ser rastreados através de órgãos particulares com quem podemos contar a nosso favor como: EcoCert e IBD.
Esses órgãos esclarecem o que pode e não pode conter nas composições para serem consideradas naturais, orgânicas e veganas.
Cosméticos Naturais:
Estas certificadoras determinaram que para os cosméticos serem naturais precisam ter 95% de ingredientes naturais e 5% de ingredientes orgânicos.
Ou seja, para ser considerado um produto natural não deve haver composições sintéticos como somos acostumados a encontrar nos cosméticos convencionais:
- alumínio;
- chumbo;
- sulfato;
- derivado de petróleo;
- parabenos;
- silicone entre outros…
Cosméticos Orgânicos:
Segundo as certificadoras, para ser considerado orgânico é necessário conter ao menos 95% de matéria-prima orgânica e o restante de no máximo 5% de matéria-prima natural.
No qual deve ser livre de agrotóxicos, ecológico e sustentável.
Obs: A Palavra “orgânico” possui o significado de: vida, organismo, biologia.
Porém, na alimentação e cosméticos saudáveis, foi utilizado o termo “orgânico” para determinar que o produto não contém agrotóxicos ou substâncias tóxicas.
Por exemplo: Argilas, são consideradas substâncias naturais apenas, pelo fato de não serem organismos vivos e sim uma substância natural, mineral.
Cosméticos Veganos:
Cosméticos veganos ficam longe de conter qualquer ingrediente de origem animal como: mel e cera de abelha, carmim, lanolina.
Também são cosméticos que são Cruelty-free, que significa que o cosmético não foi testado em animais. Então, fique alerta!
Cosméticos veganos não necessariamente possuem uma composição natural ou orgânica.
Portanto, é sempre bom se verificar todas as composições nos rótulos e buscar sempre por cosméticos certificados, assim podemos usufruir com mais segurança os ingredientes compatíveis com nosso organismo.
Conclusão
Hoje existem muitas marcas nacionais e internacionais de produto natural, orgânico e vegano que são certificados.
Aqui no Brasil ainda é falho em relação a órgãos regularizadores dos cosméticos naturais, mas muitas pessoas já estão criando a consciência e buscando mais informações de como tudo isso funciona, aos poucos conseguimos ajudar uns aos outros e sair desta ignorância no entendimento do que é saudável ou não para nós.
Gostou deste conteúdo? Comente aqui embaixo e compartilhe com seus amigos!
Adicionar um comentário