O Que Significa Valor de HLB na Cosmética Natural?

O HLB ou Balanço hidrofílico-lipofílico, mostra a interação das partes lipofílica e hidrofílica de uma molécula anfifílica (que possui parte hidrofílica e lipofílica).

Segundo Griffin, os surfactantes possuem um valor de HLB entre 0 e 20, o 0 é solúvel em óleo, já 20 é solúvel em água.

Esse HLB foi determinado por Griffin um pouco mais de 60 anos e é funcional apenas nos surfactantes não-iônicos, assim como derivados de polietileno glicol (PEG).

Essa variação de 0-20 depende do seu valor de HLB. Muitos dos surfactantes ajudam na solubilização dos óleos essenciais/fragrâncias, também podem ser umectantes quando colocados em óleo.


O HLB na Cosmética Natural

Quando falamos em formular na cosmética natural, não precisamos nos preocupar em calcular o valor de HLB para definir o emulsificante melhor a ser usado na fórmula.

Os ingredientes em geral possuem um HLB específico para serem emulsionados. Sabendo o valor de HLB do ingrediente, você calcula os emulsificantes para saber o HLB necessário na emulsão com os ingredientes.

Na cosmética natural usamos os óleos vegetais (HLB 6-8), álcoois graxos ou ácidos graxos (HLB 14-15) e ésteres de ácidos graxos (HLB em torno de 12), porém você pode considerar:

  • O valor de HLB, digamos que “está defasado”, essa métrica foi criada para ingredientes derivados de PEG.
  • O HLB é válido apenas para surfactantes não-iônicos, muitos emulsificantes naturais derivados de plantas têm algumas características iônicas.
  • Os fornecedores de emulsificantes não mostram os valores de HLB, muito menos os valores aproximados, pois o sistema não se adaptou aos emulsificantes e surfactantes mais atuais.

Os surfactantes também podem ser confundidos com emulsificantes, na verdade possuem a mesma função! Todos os emulsificantes são surfactantes, porém os surfactantes são ingredientes que unem água e óleo, os emulsificantes fazem parte dessa família.

Para unir a faze de água e de óleo, usamos os surfactantes para essa ação. Eles ajudam a unir os ingredientes não miscíveis.

Ele possui em sua estrutura uma parte hidrofílica (água) e também lipofílica (óleo) na mesma molécula. É isso que permite a união de óleo e água.


Conclusão

Você pode deixar essas horas de cálculos e anotações dos emulsificantes e misturas para a indústria dos cosméticos convencionais, eles geralmente utilizam os emulsificantes de PEG, juntamente com parafina e silicones ao nível. Portanto a mensuração de HLB, nesta ocasião, é necessária.

O mais importante para se trabalhar na hora do uso dos emulsificantes na cosmética natural, é saber se é de A/O (água em óleo) ou O/A (óleo em água). Sabendo isso e seu HLB aproximado, você consegue definir se a fórmula vai ser melhor aplicada com óleos, ésteres graxos ou ácidos graxos.

Fontes:

- https://acikders.ankara.edu.tr/pluginfile.php/77417/mod_resource/content/0/WEEK%205.pdf
- https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/9781119075691.ch45
- https://www.researchgate.net/publication/267952144_The_Studies_on_Hydrophilic-Lipophilic_Balance_HLB_Sixty_Years_after_William_C_Griffin's_Pioneer_Work_1949-2009
- http://formulabotanica.com/

Comentários

  1. Olá alquimia oriental. Ref. Aos emulsionantes, como descubro o hlb de uma formulação para descobrir qual emulsionante usar? Existe uma tabela? Por exemplo eu queria fazer um cleasig oil yemulsionavel fiz vários estes e nenhum funcionou. Descobri que o emulsionante correto tinha um hlb 15 e eu estava usando um com hlb 4. Como eu faço para descobrir qual usar de acordo com a finalidade da fórmula?

    1. Oii, Priscila! Você tem que descobrir o HLB do emulsificante que for usar para saber quais ingredientes são mais aceitos. No caso, como comentamos ali, nos cosméticos naturais não usamos muito o HLB, até porque os fornecedores que devem entregar esses dados, porém nesses novos emulsionantes naturais a maioria não entrega valor de HLB😉

Adicionar um comentário