Quelantes de EDTA são Seguros?

Segundo a Revisão de Segurança CIR: O EDTA e os ingredientes relacionados nas concentrações usadas em produtos cosméticos e de cuidados pessoais não eram irritantes ou sensibilizantes dérmicos. Estudos indicaram que esses ingredientes não eram cancerígenos. Como esses ingredientes ligam os metais necessários para a divisão celular normal, alguns estudos indicaram que esses compostos eram fracamente mutagênicos. Alguns estudos mostraram efeitos reprodutivos e de desenvolvimento após a exposição oral a grandes doses de quelantes de metal, provavelmente um efeito da ligação de metais necessária para a reprodução e desenvolvimento normais.

O Painel de especialistas do CIR revisou dados que indicavam que o EDTA e os ingredientes relacionados não foram bem absorvidos pela pele. Portanto, a exposição dérmica ao EDTA ou HEDTA pelo uso de cosméticos e produtos de higiene pessoal contendo esses ingredientes resultaria em muito pouca penetração na pele e níveis sistêmicos bem abaixo daqueles que mostraram produzir efeitos adversos em estudos orais. Como não havia dados disponíveis sobre a absorção desses ingredientes após a exposição por inalação, o Painel CIR expressou preocupação sobre o EDTA em produtos que podem ser inalados. Eles conduziram uma avaliação de exposição considerando 25% de EDTA em um produto.

O Painel de especialistas do CIR também reconheceu que EDTA, HEDTA e seus sais são intensificadores de penetração. Portanto, os formuladores devem estar cientes disso ao combinar esses ingredientes com aqueles considerados seguros, principalmente porque eles não foram significativamente absorvidos.

Fontes:

https://www.accessdata.fda.gov/scripts/cdrh/cfdocs/cfcfr/CFRSearch.cfm?fr=172.135&SearchTerm=disodium%20edta
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/12396676/
https://www.cosmeticsinfo.org/
https://www.cir-safety.org/