Substitui Vários Ingredientes na Fórmula e não deu Certo!

Quando mudamos vários ingredientes ao mesmo tempo a probabilidade de dar algo errado na fórmula é maior, além de se ter um resultado diferente do original. Então, quanto mais mudanças fizer em uma receita, mais alterações verá no resultado.

Muitas vezes é possível dizer o que aconteceu de errado na fórmula identificando os ingredientes, porém quanto mais ingredientes houver mais complexo é identificar o erro.

Sempre comentamos e deixamos claro que é melhor começar com poucos ingredientes e ir acrescentando aos poucos mais. Conforme o número de mudanças aumenta, também aumenta o número de variáveis, o resultado é uma grande probabilidade de um produto final diferente. São inúmeras as possibilidades de variação, então quanto mais alterações fizer maior o número de possibilidades.

Por exemplo:

  • Condicionador em creme: Estou usando 5 ingredientes para esta receita e você vai substituir 3 dos 5 ingredientes indicados, e você obteve um resultado bem diferente do meu. Talvez alguns desses ingredientes que você usou não funcionem muito bem juntos, como uma cera BTMS (que possui a carga positiva) e digamos que você incluiu o SLS (que tem carga negativa). Então o BTMS entra em conflito com o SLS, se usar o BTMS com os demais ingredientes funciona bem, em conjunto com o SLS não.

Esse é um caso que seria simples de se resolver, mas nem sempre é tão óbvio. Muitas vezes você vai precisar refazer a formulação de várias formas diferentes para conseguir isolar as variáveis e conseguir identificar o problema no meio do caminho. Então, fazer combinações entre os ingredientes para descartar o erro é fundamental.

Para o exemplo de cima você precisaria testar todos os ingredientes da receita com o BTMS e depois os mesmos ingredientes com SLS para entender que o BTMS junto com SLS dá conflito, e separados eles funcionam bem.

Se o problema estiver em mais de um ingrediente, então você vai ter que fazer mais experimentos para identificar e isolar o ingrediente “problemático” na fórmula. Ou seja, o número de variáveis aumenta e os testes também.

Ter bom senso na troca e pensamento crítico podem te ajudar a evitar esses problemas. Então, se você substituir um emulsificante e o resultado deu um produto bem estranho e diferente do nosso, então o problema está no emulsificante. Se você trocou uma manteiga e o resultado saiu bem diferente, então o problema está nesta nova manteiga e por aí vai…