Posso Substituir Ingredientes Secos/Sólidos pelo Óleo desse Ingrediente?

Não! Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Sempre se questione do por que está incluindo o ingrediente antes de fazer a troca de fato. Apesar de virem muitas vezes da mesma fonte (exemplo, farinha de linhaça e óleo de linhaça vem da mesma planta), os resultados seriam diferentes.

Se você for usar a farinha de linhaça como esfoliante, o óleo de linhaça no lugar não seria uma alternativa funcional pois não é esfoliante. Ou se usar o pó de hibisco como uma cor, o óleo de hibisco não terá o mesmo efeito. Também é importante considerar a solubilidade na fórmula.

Seria como você estar fazendo um bolo de chocolate que pede para usar óleo e no lugar do óleo você usaria farinha de trigo. Se na receita pede farinha de amêndoa não vou usar o óleo de amêndoa… Contudo, isso não significa que vai dar errado a sua receita, apenas o resultado será diferente.

Então, se a sua formulação contém uma grande quantidade de manteigas e você deseja usar uma nova manteiga ao invés de um ingrediente líquido, você pode usar um pouco da manteiga escolhida por você no lugar de um pouco de outra manteiga que já tenha na receita. Essa escolha tende a ser mais eficaz nos resultados.