Pode usar Temperos/Ervas para Colorir os Produtos no Lugar de Pigmentos?
Por mais que seja tentador e também comestível (natural) eu não recomendo o uso nos cosméticos por alguns motivos:
- Esses temperos de cozinha não são corantes aprovados para cosméticos e não são aprovados por certos motivos (com exceção do urucum e caramelo), podem irritar e manchar a pele ou suas membranas mucosas (cravo, pimenta caiena, canela, gengibre, noz-moscada, cúrcuma, colorau etc).
- Se a sua intenção é colorir, essas especiarias não possuem uma cor tão forte. Portanto seria necessário uma maior quantidade de uso para conseguir uma boa pigmentação e, mesmo assim, o aumento de uso prejudicaria a estabilidade da fórmula. Essas cores também variam de lote para lote, na alimentação isso não faz muita diferença no preparo da comida, mas nos cosméticos essa variação de cor conta muito principalmente se for em maquiagem.
- Alimentos frescos estragam rápido, tem pouca durabilidade e isso leva seu produto junto. Também deixam um cheiro bem característico que, provavelmente, você não iria gostar…
- O tamanho da partícula tende a ser maior e pode causar uma irritação na pele, algo que ninguém deseja que aconteça no cosmético.