Como Saber um Composto Químico de um Óleo Essencial ou Fragrância?

A forma mais fácil é você simplesmente olhar a folha de dados de segurança (também conhecida como SDS) ou Análise de espectrometria de massa por cromatografia gasosa (também conhecido como GCMS). Os fornecedores geralmente entregam esses dados, porém a maioria dos formuladores caseiros não são CNPJ e acabam comprando de pequenas empresas da qual não fornecem tantos dados na hora da compra. Então, aqui vão algumas fontes de pesquisa para se obter tais informações caso necessário:

  • Wholesale Supplies Plus – É um bom lugar para saber mais sobre a documentação (SDS) de fragrâncias.
  • New Directions Aromatics – Ótimo e bem completo de informações/documentos (SDS/GCMS) de diversos óleos essenciais.
  • Essential Oils – Você deve cadastrar seu login e, em seguida, ir na sessão EOUdb. Ali você consegue pesquisar e encontrar os componentes que precisa para saber de um óleo essencial.

Esses documentos não necessariamente vão apresentar tudo o que contém em um óleo essencial ou fragrância, mas contém as informações de faixas de porcentagem e sensibilizantes/alérgenos. As fragrâncias são mais padronizadas conforme fabricadas, então se você não conseguir obter o SDS consegue pesquisar no Google e encontrar mais fácil.

Os OEs (óleos essenciais) e fragrâncias são feitos com misturas complexas de diferentes compostos químicos, como geraniol, linalool, coumarin, eugenol e benzyl salicylate. Esses compostos são comumente vistos no final da lista de composição dos produtos, são considerados ingredientes sensibilizantes pelo IFRA (International Fragrance Association), são listados nos produtos se estiverem presentes em concentrações acima de 0,001% (em produtos sem enxágue) e 0,01% (em produtos de enxágue). Cada componente sensibilizante individual também tem um limite máximo de uso permitido.

Caso você seja uma formuladora profissional você então precisa calcular as quantidades de todos os componentes sensibilizantes do produto. Também, muitas vezes, algumas fórmulas são sensíveis a um determinado composto químico como o Benzyl Benzoate em formulações com surfactantes.

Os óleos essenciais são naturais e sua composição pode variar de lote para lote, então você pode ter uma ideia geral da composição do OE com a ficha SDS. Para saber um nível mais exato de concentração alergênica é mais indicado comprar de um fornecedor que te entregue esses dados de análise mais precisa para sua aplicação.