Qual a Diferença de Antioxidante e Conservante?

ANTIOXIDANTES: Eles ajudam a prevenir a degradação, rancificação e oxidação de óleos e manteigas nas formulações da qual é ocasionada pela exposição ao ar e luz. Eles ajudam a reduzir as linhas de expressão por fotoenvelhecimento ou envelhecimento intrínseco, eles conseguem neutralizar os radicais livres e podemos utilizar em todas as formulações que contenham óleos ou manteigas.

Exemplos:
VITAMINA A, C, E, extrato de alecrim etc.

CONSERVANTES: O uso de conservantes é necessário sempre que tiver água nas formulações, eles prolongam a vida útil e garantem a segurança, protege e previne contra a proliferação de microrganismos (contra bolores, bactérias, leveduras, fungos) e contaminação do produto, muitas vezes causada pelo consumidor. Isso evita com que o produto fique instável (mudança de cor, cheiro, divisão de fases), além de ajudar contra contaminação na pessoa (infecção, irritação na pele).

Existem 2 tipos de conservantes:

Natural: Quando aplicado pode alterar a coloração, textura, cheiro no produto, são produtos mais limitados no mercado, é necessário mais de um tipo de conservante no mesmo produto e são autorizados por certificadoras orgânicas e naturais.

Sintético: O pH para uso é restrito, alguns podem causar alergias na pele, possuem amplo espectro, tem baixo custo no mercado e maior disponibilidade, é necessário pouca quantidade de porcentagem, em geral não altera coloração, cheiro e textura no produto. Existem sintéticos aprovados por certificadoras orgânicas também.