TUTORIAL: Como Fazer uma Barra de Loção?

São muito queridinhas, tanto para uso corporal ou facial, a barra de loção é versátil e muito fácil de aplicar, fazer e testar.

Não possui água nessa formulação e conseguimos usar moldes diferentes para o secamento depois de feita.

Ensinamos essas receitas em nosso livro Capa Amarela, são receitas de SPA mais fáceis para quem está começando na cosmética natural e você pode encontrar outros tipos de receitas também!

Bom, para esta formulação, você simplesmente vai separar alguns moldes de silicone, pode ser aqueles de R$1,99 ou até mesmo moldes de gelo (caso não tenha nenhum por perto).

Você também vai ter que discernir as porcentagens de uso de ingredientes mais sólidos dos mais líquidos para essa finalidade. Também usaremos óleos essenciais e antioxidante.


Fórmula de Barra de Loção

Não existem regras específicas para formularmos uma barra de loção, apenas boas práticas de fabricação (manuseio) e bom senso na escolha dos ingredientes para esta receita.

Queremos uma barra que derreta com o calor da nossa pele, portanto não usaremos ceras ou ingredientes com alto ponto de fusão. Isso deixaria muito dura para deslizar na pele.

A aplicação deve ser suave, sem muita pressão. Então, sempre atente a questões de clima/desempenho, eles podem interferir na textura final (verifique o clima de onde mora para a escolha de ingredientes).

Receita:

Fase A:

12g/12% Óleo de Coco
58g/58% Manteiga de Cacau
18,5g/18,5% Manteiga de Karité

Fase B:

1g/1% Vitamina E
10g/10% Óleo de Rosa Mosqueta
0,5g/0,5% OE de Rosa

Modo de Fazer: Coloque a fase A em um becker e leve ao banho-maria até derreter. Retire do banho-maria e acrescente a vitamina E e óleo de rosa mosqueta, mexa bem. Quando esfriar em 37°C pode acrescentar o óleo essencial. Continue mexendo ou leve para a geladeira, é importante mexer em intervalos de 10 minutos até formar o traço. Essa agitação durante a fase de resfriamento forma uma barra suave com boa aparência. Assim que formado o traço, coloque essa fórmula no molde e leve para geladeira durante 12-24h, depois retire do molde e é só usar!

Essa receita você pode guardar fora da geladeira, não é para ocorrer o derretimento (a menos que você deixe exposto ao sol ou fonte de calor).

Nessa fórmula não usamos nenhuma cera, mas em outras fórmulas podem ser usadas também, só a consistência irá mudar.

Você pode aplicar massageando essa barra em sua pele e deixar o calor natural do seu corpo derreter a loção. Também pode usar extratos de plantas lipofílicas ou outros óleos coloridos.

Gostou da receita? Vai aplicar? Comenta aqui embaixo!

E-book GRÁTIS: Guia da Alquimia na Cosmetologia Natural

3 Comentários

  1. Andrea

    Boa tarde!
    Ache super interessante a receita! E queria saber qual Óleo vc sugere pra substituir o Óleo de Rosa Mosqueta??
    Outra dúvida, qual seria a principal vantagem, dessa barra de loção, já que ela não teria a função de hidratar??
    Obrigada!

    • Oii, Andrea! Você pode substituir por qualquer outro óleo vegetal que seja bom pra sua pele. A função dos anidros é trazer mais emoliência e proteção pra pele💚

  2. Andrea

    Bacana, linda! Tbm posso fzr p vender ou indicaria acrescentar algum outro ingrediente??
    Muito obrigada! <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *