TUTORIAL: Manteiga Batida de Karité

É receita básica que todo mundo quer? Temos! Manteiga batida de karité, além de super simples é uma receita que solicita poucos ingredientes e é super natural!

A manteiga batida é uma manteiga que, com a ajuda de algum outro óleo, conseguimos misturar e criar uma textura mais firme ou mole, conforme o seu gosto.

É essa textura que vai influenciar no resultado final, você pode criar uma manteiga corporal batida mais firme (não ficará pegajosa e macia) ou mais macia (derrete mais fácil e é mais pesado).

Quando fazemos a mistura de óleo e manteiga, em seguida você pode aplicar outros ingredientes conforme o seu gosto e sua intenção, o importante é você experimentar e se aventurar nessas combinações!

Para essa manteiga batida não precisamos aquecer nada, você pode substituir os ingredientes e ela não é muito gordurosa…


Como Fazer uma Manteiga Batida de Karité?

Por ser uma manteiga corporal muito rica e ser 100% a base de gorduras, não precisamos colocar um conservante.

Apenas armazene em um local seco e fresco que ajudará a prolongar o tempo de vida (até 1-2 anos em média). Caso sinta cheiro rançoso, você pode considerar que esses óleos oxidaram, simplesmente descarte.

Receita:

Fase A:

56,5g/56,5% Manteiga de Karité

Fase B:

15g/15% Tapioca Pure
14g/14% Óleo de Maracujá
14g/14% Óleo de Calêndula
0,5g/0,5% Vitamina E

Modo de Fazer: Comece colocando a fase A em um becker e, com a ajuda de uma batedeira, você vai começar a mexer essa manteiga de karité até ficar uniforme. Em seguida, adicione a fase B e misture novamente com a batedeira até virar uma mistura lisa, uniforme e clara.

Para aplicar é muito simples, você simplesmente coloca uma pequena quantidade na pele e espelha bem.

Coloque sempre em pequenas quantidades para não aplicar em excesso e deixar sua pele com muita manteiga.

Você também pode testar com diferentes proporções de manteiga e óleo para ver se gosta mais da textura e toque na pele. Essa que mostramos a receita é uma textura mais firme e toque mais seco.


Ingredientes para a Manteiga Batida de Karité

Para essa simples receita usamos também 5 simples ingredientes:

  • Manteiga de Karité
  • Tapioca Pure
  • Óleo de Maracujá
  • Óleo de Calêndula
  • Vitamina E

A manteiga de karité usamos como ingrediente principal, ela é fácil de encontrar e é ótima para peles secas e sensíveis.

Ela também vai ajudar na textura do produto final, por ser mais macia (não quebradiça) deixa a textura final cremosa.

Dependendo do lugar que você mora, você vai precisar usar mais manteiga do que óleo para ter uma boa consistência (climas mais quentes). Climas mais frios a mesma coisa só que ao contrário.

Você pode fazer um teste na receita e esperar por 5 horas para ver se houve mudanças (se ficou mais mole ou endureceu depois de um tempo)…

Também pode estar substituindo por outros tipos de manteigas mais macias, como a de manga, cupuaçu etc. Mas sempre lembre que quando usamos diferentes manteigas as proporções também podem ser diferentes, assim como também quando usamos ingredientes refinados ou prensados a frio bruto.

Para os óleos, escolhemos óleos com propriedades calmantes, como o de maracujá e calêndula. Eles vão ajudar na batida e deixar a manteiga de karité mais mole e macia.

Você pode estar usando qualquer tipo de óleo, aqui escolhemos óleos com absorção mais leve para não pesar tanto na pele.

O tapioca pure nada mais é que o amido para ajudar no toque do produto final e neutralizar a oleosidade. Isso deixa o produto mais leve e menos gorduroso.

Caso não tenha o tapioca pure, você pode usar amido de milho ou araruta no lugar.

Por fim, incluímos a vitamina E para ajudar na ação antioxidante. Isso ajuda a prolongar o tempo de vida útil e rancificação.

E aí, já testou alguma manteiga batida de karité? Comenta aqui pra gente saber!

E-book GRÁTIS: Guia da Alquimia na Cosmetologia Natural

7 Comentários

  1. ANA CARLA COSTA CALVET

    Oie! Essa manteiga pode ser usada no cabelo pra tratamento semanal também? Ou será se fica muito pesada?

    Abraços!

  2. Thays Prestes

    E como fica a validade ?
    notei que nao foi utilizado nenhum conservante.

    • Olá, Thays!
      É uma receita anidra, não é necessário conservante. Se mantido em ambiente fresco e seco, deve durar pelo menos um ou dois anos antes que qualquer um dos óleos fique rançoso. Se você notar que começa a cheirar a nozes ou giz de cera velhos, é um sinal de que os óleos começaram a oxidar. Jogue fora e faça um novo lote, se isso acontecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *