Instabilidade nas Formulações Naturais
Uma das coisas mais incríveis de formular suas próprias alquimias, é que você participa do início até a última gota do produto criado.
E durante esse processo, podemos refletir sobre a sua instabilidade, principalmente se você estiver fazendo a venda desses produtos…
E para que essa instabilidade não ocorra, é necessário fazer os testes de estabilidade nas suas formulações.
Eles são a única garantia para determinar o prazo de validade corretamente e se seu produto está seguro ou não para uso.
Esse post é voltado para as pessoas que querem fazer a venda desses produtos.
Falamos isso por 3 simples fatores:
- Sua Marca – Você protege a sua marca de qualquer constrangimento, má reputação e até perda de clientes, caso seu produto chegue ao cliente com um cheiro totalmente estranho ou que tenha separação de fases e por aí vai…
- Legalidade – Em alguns países esse teste é obrigatório em todos os produtos cosméticos, já em outros não. Caso queira formular em grande escala de forma internacional, recomendamos que faça o teste em todos os seus produtos.
- Segurança – Quando falamos em formulações naturais/cosméticos naturais, estamos lidando com ingredientes muito instáveis diferente dos conservantes sintéticos que possuem uma estabilidade fácil. Isso faz com que o tempo de prateleira seja menor quando comparado a um produto convencional, e para isso é necessário garantir o prazo de validade para o uso deste produto com segurança.
– Medicina Chinesa e Indiana na Cosmetologia Natural
– Os Surfactantes no Shampoo Natural
– Como Fazer Esfoliante Facial SECO
Instabilidade nas Formulações Naturais
Seu produto pode passar por algumas situações como: mudanças de temperatura (calor, frio), pressão (vôo), força e umidade até chegar no seu cliente.
São essas mudanças que queremos evitar até que o produto chegue nas mãos dos seus clientes.
E para que você esteja atento à essas mudanças, vamos descrever aqui os detalhes dessas instabilidades para ser identificado nos seus produtos:
- Aroma – É através do aroma que atraímos os clientes, porém muitas vezes pode ocorrer do aroma desaparecer ( o que é normal sair um pouco do cheiro com o tempo por ser óleos essenciais). Mas, quando o cheiro muda (vinagre ou rançoso) podemos incluir fatores como mudança microbiana ou química nessa formulação, portanto é uma instabilidade.
- Cor – Quando falamos em produtos naturais estamos incluindo o entendimento de que um mesmo óleo vegetal pode mudar de coloração de fornecedor para fornecer ou épocas. Levando isso em consideração e que todos os formuladores de produtos naturais trabalham com cores, seus clientes também devem saber disso e caso eles comprem um produto laranja de você e com tempo passa a ficar amarelo (quase branco), com certeza seus clientes vão achar estranho e é um sinal de instabilidade.
- pH – O pH deve ser compatível com o pH da sua pele e também do conservante que for usar na formulação. Caso esse pH mude com o tempo, pode prejudicar a pele do seu cliente e também esterá favorável aos microrganismos.
- Separação – Conseguimos ver quando criamos emulsões, mudanças de temperatura, pressão e umidade ajudam nessa separação de fases. Nessas emulsões trabalhamos com óleo e água, eles por si só não se misturam, sendo necessário o uso de algum emulsificante, o que torna umas das formulações mais incríveis, porém mais difíceis de manter a estabilidade.
Conclusão
Quando você está formulando só para você e familiares mais próximos, não há necessidade destes testes (desde que você saiba manipular o que está utilizando nessa formulação).
Eles são mais usados para quem faz a venda desses produtos, até porque são testes caros!
São eles que darão a garantia para suas formulações, seus clientes e sua marca.
Com estas dicas temos certeza que você se sentirá mais preparada(o) a fazer suas alquimias com intensidade!
Já passou por algumas dessas instabilidades? Comenta aqui embaixo!
Adicionar um comentário