Pele e Cabelos Saudáveis de Forma Integral

A arte de fazer os cosméticos naturais vai além da sua estética, é uma arte integral e holística do conhecimento do seu próprio corpo.

Usar ou formular um cosmético para tratar/melhorar alguma disfunção pode não ser tão funcional de início… Temos que olhar de forma integral.

Pensa comigo, a pele e cabelos são os primeiros a sofrerem com alguma disfunção do nosso corpo que, não necessariamente vem dos alimentos, mas também podem vir de causas hormonais, psicológica, causas externas (cigarro, medicamentos etc) ou nutricional.

De qualquer forma, independente de qual seja a causa, fazer a limpeza no seu terreno biológico é o mais coerente e importante a se fazer de início.

É como ter um terreno cheio de entulhos e a gente quer construir uma casa com uma boa estrutura, porém precisamos limpar o terreno primeiro para construir a casa depois. Do contrário, não teríamos uma boa fundação nesse terreno e a casa não seria segura para se morar…

Então, você muitas vezes pode ter mudado sua alimentação, está tomando suplementos para ajudar a nutrir seu corpo devidamente, porém os resultados são pouco visíveis ainda.

E isso acontece justamente devido a “não limpeza” feita, você simplesmente está colocando mais coisa para dentro do qual ainda contém sujeiras…

Se você quer uma mudança visível em sua pele e cabelos, comece limpando seu fígado e intestinos!


Cosméticos Integrados/Holísticos

O uso de leite de vaca e derivados, glúten e gorduras ruins podem danificar seu intestino, isso porque esses alimentos, principalmente glúten e leite, são como plásticos no nosso organismo.

Eles vão funcionar como uma cola na parede do intestino impedindo a absorção de outros ingredientes, além de causar irritabilidade e, quem for alérgico então, causa desconforto, coceiras etc.

Mas não são só esses alimentos não! O anticoncepcional e o exagero na bebida também influencia na disbiose… O cabelo e pele são uma das formas de meio de eliminação para essas toxinas, se você está sofrendo com alguma disfunção na pele ou cabelo é porque seu organismo tá dando prioridade aos órgãos internos que são mais importantes para o seu organismo!

Tudo o que ingerimos e absorvemos é eliminado de alguma forma pelo nosso corpo. Os laticínios por exemplo, segundo a Medicina Tradicional Chinesa, podem causar algumas reações como aumento de umidade no corpo, suor excessivo, manchas, acne, erupções, eczema, alterações de humor.

São fatores que quando o corpo não consegue eliminar esse “lixo” que acumula, acaba se expondo em nossa pele.

As espinhas também podem estar relacionadas à fatores hormonais, neste caso tenha os óleos essenciais como seu aliado e procure um profissional para ajudar nessa disfunção.

Fazer a limpeza do fígado pode ajudar a remover muitos destes cálculos e toxinas que refletem em nossa pele, um exemplo disso é a aparição de muitas espinhas, segundo a psicossomática é uma inflamação e pode estar relacionado a raiva e a raiva é gerada no fígado.

Tudo começa de dentro para fora e, quando falamos de estética, isso se encaixa perfeitamente.


O Cuidado com a Pele Começa no Fígado

O fígado tem por função a produção de bile, que também é conhecida como suco biliar. Essa bile produzida no fígado é armazenada também na vesícula biliar e são liberadas diretamente no duodeno (parte logo depois do estômago).

Eles ajudam a emulsionar as gorduras que facilitam todo o processo de absorção dos nutrientes no nosso corpo. Esses nutrientes acabam voltando para o fígado que, acaba filtrando tudo o que comemos.

Por isso a importância da limpeza do fígado. Se ele é o nosso filtro, imagina o tanto de sujeira que uma pessoa poderia acumular durante seus 50 anos?.. Essa pessoa pode sofrer consequências no fígado, como icterícia, fadiga, náusea, vômitos, distensão abdominal etc…

Essas toxinas acumuladas também podem e, PROVAVELMENTE, refletem em nossa pele/cabelos também.

É por isso que muitas vezes o órgão não aguenta e acabam retirando a vesícula por estar cheia de pedras. Bom, levando isso em consideração, temos que ressaltar que a limpeza do fígado é muito válida e é considerada uma “cirurgia” por isso deve ser feita em um fim de semana com calma e tranquilidade.

Outro ponto importante é que, como qualquer “cirurgia” pode haver consequências. Neste caso, a consequência poderia acontecer deixando de fazer a limpeza ou fazendo a limpeza… Ou seja, uma pedra da vesícula pode trancar o canal e ficar presa nele, mas isso pode ocorrer a qualquer momento (fazendo ou não a limpeza) então… O que você prefere?


Intestinos e Medicina Chinesa

Segundo a Medicina Chinesa, não é nenhuma novidade que o nosso intestino é o nosso 2° cérebro, até porque eles falam isso há 5.000 anos…

Os neurônios são menores que a massa cinzenta, que tem bilhões, mas o suficiente para formar um sistema nervoso próprio, responsável por coordenar tarefas como a liberação de substâncias digestivas e os movimentos que estimulam o bolo fecal a ir embora.

Conhecido como sistema nervoso entérico, os neurônios do intestino são as mesmas células que constituem o cérebro. O intestino tem cerca de 500 milhões delas.

“A microbiota pode se comunicar com o cérebro”, explica o neurocientista brasileiro Gilliard Lach. “Talvez, no futuro, os antidepressivos possam ser comprados no supermercado, na forma de iogurte”. Que seja um iogurte de origem vegetal, vamo combinar, né! Ou se beneficiar dos prebióticos (aspargo, banana, cebola, alho) e probióticos (kombucha, kefir, iogurte, rejuvelac) que ajudam muito essa flora!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Sim, segundo alguns estudos, a depressão tem muita relação com a microbiota intestinal, ou seja, se a sua estiver “danificada/alterada” você pode sim sofrer de ansiedade, depressão, síndrome do pânico, enfim… 90% da serotonina descarregada pelo corpo é fabricada ali, está tudo interligado!

A parede do nosso intestino também é composta por 70% de células do sistema imunológico, ou seja, pessoas que tem alergias, como: ao glúten, lactose, acne, demência, artrite, são geradas pelos problemas intestinais!

Lembrando que o uso de medicamentos também ajuda a bloquear a função digestiva e danificar seu intestino… Claro que, se você tem remédios para tomar regularmente, continue tomando, ok?!

Então, o que podemos fazer para melhor esse intestino? Coma pelo menos 3 frutas durante o dia, beba 2 litros de água, muitos legumes, verduras, a própria vitamina D também colabora para sua imunidade, como está a sua?


Conclusão

A limpeza do terreno biológico certamente vai te ajudar em alguma disfunção, seja queda de cabelo, alergias de pele, espinhas enfim.

E quando falamos de limpeza não estamos apenas na do fígado, estamos falando em remédio de verme também… Muitas vezes esquecemos de tomar, porém se você tem animais de estimação, com certeza pra ele você lembra de dar de tempos em tempos, não é mesmo?

Com a gente é a mesma coisa, tomar 2 vezes por ano seria o ideal (entre lua nova e lua cheia).

E depois de feito toda essa limpeza, aí sim você começa a colocar probióticos, suplementos, alimentos saudáveis, os cosméticos naturais em sua rotina diária!

A partir daqui, criar um cosmético natural conforme seu biotipo será, com toda certeza, bem mais funcional na prática.

E você, já fez esta limpeza? Comenta aqui embaixo!

E-book GRÁTIS: Guia da Alquimia na Cosmetologia Natural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *