TUTORIAL: Como Fazer um Bálsamo de Limpeza Natural?

Como todo bálsamo de limpeza, essa receita também é anidra, ou seja, não possui água em sua fórmula sendo ótimo para iniciantes no manuseio!

E por ser uma fórmula anidra, o toque dessa receita em nossa pele pode deixar com uma sensação oleosa… Para evitar isso, vamos escolher óleos mais secos para estar incluindo na fórmula, além de usar a lecitina que vai servir para ajudar na sensação da pele.

A lecitina é o emulsionante mais conhecido natural. Nessa receita ele não vai agir como um emulsionante de fato, mas vai ajudar a não deixar a pele tão pegajosa depois da lavagem devido aos óleos usados.

E para dar cor ao nosso bálsamo, vamos nos beneficiar das argilas!

A argila no meio anidro não terá propriedades adsorvente ou absorvente.

Elas serão responsáveis por ajudar a remover a oleosidade, sebo, maquiagem da pele, além de agir como esfoliante suave nessas lavagens deixando com uma sensação mais agradável na pele.

E ainda vai servir para colorir nosso bálsamo, dependendo da argila que for escolher vai ser uma cor diferente da outra. O uso de óleos infundidos em ervas também conseguem fazer essa mágica em nossas alquimias.


Receita do Bálsamo de Limpeza

Fase A:

25g/25% Manteiga de Karité
10g/10% Manteiga de Cacau
5g/5% Cera de Abelha
2g/2% Lecitina

Fase B:

31,3g/31,3% Óleo de Farelo de Arroz
24g/24% Óleo de Semente de Uva
0,5g/0,5% Vitamina E
1g/1% Argila Verde

Fase C:

0,2g/0,2% Alfa-bisabolol
0,5g/0,5% Óleo Essencial de Capim Limão
0,5g/0,5% Óleo Essencial de Limão Siciliano

Modo de Fazer:
Comece colocando a fase A em um becker e leve ao banho-maria até derreter tudo. Retire do banho-maria e mexa essa mistura até começar a dar o traço. Separe a fase B em outro becker, misturando bem, e acrescente a fase B na fase A (a argila não vai dissolver, porém ela vai ficar suspensa na mistura), mexa bem para ficar homogêneo.
Em seguida, adicione a fase C mexendo bem e envase em alguma embalagem, leve para geladeira por 12-24 horas.
Obs.: Você pode usar a lecitina granulada ou líquida, a granulada demora muito mais tempo para derreter.


Ingredientes para o Bálsamo de Limpeza

Óleos Vegetais

Escolhemos o óleo de semente de uva por ser um óleo mais seco e tem propriedades cicatrizantes. Possui ácido linoleico e taninos, ótimo para ativar a circulação, é anti-inflamatória, antioxidante, adstringente.

O óleo de farelo de arroz é um óleo de absorção rápida que possui antioxidantes, ácido linoleico e oleico.

Manteigas Vegetais

Separamos a manteiga de cacau que é rica em vitamina E e possui propriedades regeneradoras. Ela dá uma ótima textura e sensação na pele.

Já a manteiga de karité, ajuda a deixar a pele mais uniforme por possuir ácidos graxos essenciais e nutrientes necessários para a estimulação de colágeno.

Cera

Escolhemos a cera de abelha por ser mais macia e possuir um ponto de fusão menor, deixa uma consistência de creme com uma boa sensação e textura.

Cores

Você pode fazer com diversas cores, rosa, amarelo, preto etc. Dependendo de qual cor você escolha e da porcentagem de uso, pode manchar sua pele. Por exemplo, a cúrcuma tem essa capacidade, assim como o carvão ativado. Procure usar por volta de 0,5% esses ingredientes.

Ativos

O Bisabolol é conhecido por ter propriedades antisséptica, anti-inflamatórias, bactericida, um ótimo calmante para pele.

Já a lecitina e vitamina E vão ajudar evitando a oxidação/rancificação dos óleos.

Os óleos essenciais escolhidos são de limão siciliano que é um tônico geral do organismo, alivia o cansaço mental e ativa a concentração, é antisséptico e bactericida. Já o de capim limão possui um aroma refrescante e ajuda a tratar infecções e também atua como um sedativo do sistema nervosa central.


Observação:

Quando trabalhamos com argilas é muito difícil de manter a conservação do produto quando em contato com a água.

Portanto é fundamental que você evite com que a água entre em contato com esse produto.

É importante o uso de alguma espátula para ajudar no manuseio e não molhar o produto durante o uso, além de armazenar em um local longe de umidade.

Gostou da receita? Já tentou fazer? Comenta aqui!

E-book GRÁTIS: Guia da Alquimia na Cosmetologia Natural

2 Comentários

  1. Andresa ( Amora Cosméticos Naturais

    Olá … não utilizo a lecitina … posso substituir ou retirar ela da formulação?
    e sobre o Bisabolol (eu desconhecia) posso substituir , qual outro ingrediente que tem a função?

    • Oii, Andresa! Pode usar algum emulsionante, porém vai ficar bem diferente desta receita. Pode usar óleo essencial de lavanda ou camomila no lugar do bisabolol, é um calmante.😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *