🧙🏻‍♀️TUTORIAL: Barra de Argila Facial

CHEGOUUU o nosso dia! Dia das bruxinhas alquimistas que se identificam em criar poções, receitas e muuuitas alquimias funcionais! E para este dia, separei uma receita de barra de argila facial.

Essa receita é uma formulação suave e cremosa, contém surfactantes que vão ajudar na limpeza e espuma densa, assim como também a argila branca e argila verde que dão um toque aveludado e de limpeza profunda.

O processo para manusear é muito simples e não vamos precisar aquecer nada em nosso caldeirão! (Haha)… Separe apenas o essencial: luvas, máscara e becker!

E o segredo desta barra está na concentração de amido que iremos utilizar, ele permite criar uma barra sólida e com baixo índice de matéria ativa (47,6%) dos surfactantes nele, quando comparamos aos outros produtos syndets sólidos.

Vamos utilizar também o surfactante SCI em pó que vai ajudar na limpeza da pele, assim como as argilas que vão ser nossos esfoliantes. Eles vão ajudar na consistência e cremosidade do produto.

Também usaremos o Decyl Glucoside e Cocamidopropyl, eles vão ajudar a deixar um produto suave e também ajudam a criar uma massinha quando misturamos aos outros ingredientes.

O óleo de semente de uva vai ajudar a trazer uma emoliência para a pele e o óleo essencial traz propriedades calmantes.


Como Fazer a Barra de Argila Facial?

Já comentamos um pouco sobre os ingredientes a serem utilizados, então agora vamos à receita!

Fase A:

47g/47% SCI
18,5g/18,5% Tapioca Pure
7g/7% Argila Branca
2g/2% Argila Verde

Fase B:

5g/5% Óleo de Semente de Uva
11g/11% Cocamidopropyl Betaine
7g/7% Decyl Glucosideo
1g/1% Ácido Cítrico
1g/1% Spectrastat
0,5g/0,5% Óleo Essencial de Lavanda

Modo de Fazer:
Coloque uma máscara de proteção no rosto para não estar inalando os pós e suas luvas, pese a fase A em um becker e mexa até ficar uniforme. Adicione a fase B na fase A, misture bem até virar uma pasta grossa. Agora chegou a hora de pôr a mão na massa! Misture bem com as mãos até ficar com uma pasta dura e facilmente moldável. Coloque em algum molde de silicone e pressione bem, leve ao congelador por meia hora, depois retire e desenforme com cuidado. Deixe secar por 3 dias antes de usar.

O pH dessa barra fica em torno de 5,6, sendo ótimo para nosso rosto.

Obs.: Caso faça mudanças na receita, fique atento se sua massa estiver muito pegajosa, você precisará adicionar mais argila. É provável que isso aconteça se você usar uma maior quantidade de surfactante. Se sua massa estiver muito seca, você precisará adicionar mais Cocamidopropyl. É provável que isso aconteça se você usar um grão mais fino de SCI, pois ele tem mais área de superfície e absorve mais umidade.

Gostou da Receita? Vai aplicar em casa? Comenta aqui pra gente!

E-book GRÁTIS: Guia da Alquimia na Cosmetologia Natural

2 Comentários

  1. Bruna

    Boa tarde!

    Obrigada pela receita!!! Parabéns pelo blog! Só uma pergunta: tapioca pure é o amido utilizado na receita? Nesse caso é a goma que utilizamos para fazer tapioca?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *