3 Tipos de Cuidados para Cabelos Cacheados

Cabelos encaracolados, crespos, ondulados ou afro, esses são os subtipos dentro da categoria de cabelos africanos. Conseguimos ver muitas variações neste tipo de categoria e uma maior variedade de produtos para esses fios também.

Talvez você já saiba ou talvez não, de como cuidar deste tipo de cabelo. Geralmente incluímos ingredientes mais nutritivos, ricos e protetores.

Mas antes de entender mais a fundo esses fios, vamos falar sobre o que torna o cabelo com essa textura encaracolada…

Primeira imagem: cabelo liso (asiático), segunda imagem: cabelo ondulado (caucasiano), terceira imagem: cabelo cacheado (africano)

Por mais ondulado, cacheado e volumoso seja esse cabelo, é por conta de sua estrutura que o torna o tipo de cabelo mais delicado que os outros.

O cabelo asiático tende a crescer mais rápido, como vemos na imagem, o corte transversal da haste do cabelo é praticamente circular. Já o caucasiano tende a ter a haste mais oval, os ondulados pode variar de pessoa pra pessoa (subtipo), mas relativamente cresce rápido também. E o cabelo afro tende a crescer mais lentamente e tem a haste mais plana/achatada, é isso o que torna os cachos serem o que são.

Por ter essa estrutura mais achatada/plana, torna o cabelo mais fraco quando comparado aos cabelos de estrutura redonda e oval.

É justamente por isso que precisamos aplicar cuidados específicos e entregar muitos mimos para estes fios!


Como Cuidar dos Cachos?

Bom, se você possui este tipo de cabelo ou subtipo, chegou o momento de se perguntar se o que está usando até agora em seus fios está funcionando ou dando certo? Os ingredientes que usa atende as suas necessidades?

Caso não esteja tendo um bom resultado com os produtos que já usa, é importante você explorar outras opções de formulações e aqui entregaremos 3 dicas para te ajudar nisso!

  • Co-wash: Significa simplesmente pular a etapa de lavagem do shampoo e utilizar o condicionador como uma forma de limpar os fios, ou seja, é uma limpeza suave para que não agrida muito os fios. Os cabelos lisos e ondulados toleram mais a limpeza com o shampoo, pois precisam remover o sebo acumulado dos fios e couro cabeludo. Então, se você tem cabelos cacheados e usa shampoo para esse tipo de cabelo, vale uma autoanálise para ver se realmente precisa disso ou se as outras opções são melhores para seus fios…
  • Tratamentos/Bálsamos: É tipo a cereja do bolo, uma ótima opção de produto, seja máscaras de pré-lavagem, bálsamos ou spray leave-in. Vão ajudar a hidratar, proteger e renovar, seja para modelar ou proteger do calor (secador, chapinha). Cabelos lisos e ondulados não utilizam esse tipo de produto, pois podem pesar ou deixar muito oleoso.
  • Máscara de Condicionamento: Por ser um cabelo mais delicado e seco, os condicionadores mais pesados, ricos e nutritivos são importantíssimos para a nutrição desses fios. Você pode olhar um exemplo de máscara aqui:

E como uma última dica para os cuidados capilares africanos a se considerar, é ter uma boa nutrição com muita umidade! Ou seja, esses fios precisam refletir todo o brilho que conseguirem ter através dos produtos necessários.

Mesmo que tenham um couro cabeludo oleoso, o restante dos fios tendem a ser mais secos com muita facilidade, então tentar usar um shampoo para remover a oleosidade não é a melhor opção, assim como os condicionadores muito leves não conseguem penetrar muito bem nos fios…

Saber do que seu cabelo precisa, quais ingredientes são necessários para você criar uma formulação específica e os tipos de produtos, são fatores essenciais para os cuidados desse cabelo.


Conclusão

Dada as informações, sempre veja os melhores ingredientes para estar aplicando nos cabelos cacheados, expandir o seu conhecimento e habilidades nas formulações faz criar produtos mais funcionais, seguros e com eficácia, sendo mais naturais e orgânicos.

E se quiser se aprofundar ainda mais neste conhecimento de cuidados capilares, nosso curso de Cosmetologia Natural Integral pode te ajudar nisso, saiba mais AQUI.

E aí, já aplica algumas dessas dicas? Comenta aqui embaixo!

E-book GRÁTIS: Guia da Alquimia na Cosmetologia Natural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *