7 Argilas de Grau Cosmético para Incluir nas suas Alquimias

Ouvimos bastante sobre argilas em cosméticos naturais e seus inúmeros benefícios para nossa pele e cabelos.

Mas devemos esclarecer algumas questões sobre seu uso e o conhecimento a cerca de cada uma dessas 7 argilas cosméticas nas formulações.

7 argilas cosmeticas 2

Antes de tudo, vamos falar um pouco sobre o uso das argilas.

A grande maioria das pessoas usam ela de forma errada e vamos explicar o porque…

As argilas feitas em sabonetes ou cosméticos formulados a um certo tempo não possuem muitas propriedades, só irão servir mais para esfoliar.

As suas propriedades são perdidas com o passar do tempo.

Então o ideal é sempre usar a argila na mesma hora em que for feita uma receita, seja em máscaras, limpadores faciais, entre outros.

Aplique ela no rosto e sempre a mantenha úmida, quando a máscara começa a secar as toxinas absorvidas ficam depositadas na camada externa da pele.

Isso pode gerar alergias, coceiras e irritações.

Sempre que for incluir óleos essenciais nessas máscaras, dilua em algum óleo vegetal, mel ou melado.

Dessa forma, os óleos essenciais ficam homogêneos e você vai absorver todos os benefícios deles nessa máscara.

As 7 Argilas Cosméticas

Vamos começar falando da mais comentada:

  1. Rhassoul – (INCI: Moroccan Lava Clay): É uma argila marroquina e tem por função uma limpeza profunda suave e eficaz, tanto no cabelo quanto na pele. É muito confundida com a argila vermelha Illite, por terem a coloração e propriedades semelhantes, porém são diferentes. Serve para qualquer tipo de pele.
  2. Terra de Fuller – (INCI: Solum Fullonum): Age muito bem em peles oleosas devido a sua capacidade de conseguir retirar óleos, além de ajudar a clarear a pele. Por ser tão eficiente na remoção de gorduras/óleos, ele pode ter a secagem rápida sendo o ideal uma mistura dessa argila com outra como a bentonita ou caulim.
  3. Argila Verde Francesa – (INCI: Illite): Tem muita facilidade de absorção de água inchando facilmente, um pouco de argila verde já rende bastante. Assim como a terra de fuller, ela tem a capacidade de retirar o óleo com facilidade, sendo ideal para peles oleosas mas também é bem-vinda para todos os tipos de pele.
  4. Argilas Illitas – (INCI: Illite): Podem ser encontradas misturadas ou não, elas fazem parte da mesma categoria da argila verde francesa. Sendo a argila vermelha rica em óxido de ferro, a amarela ótima em peles secas, sensíveis ou madura e a argila rosa que é uma mistura de argila vermelha com caulim, ótimas para peles sensíveis e maduras.
  5. Bentonita – (INCI: Bentonite): É a mais conhecida e usada no mundo todo, é rica em minerais e cinzas vulcânicas. Assim como as illites, ela possui uma alta absorção sendo ideal para peles oleosas e você pode misturar ela com o caulim para aplicar em peles mais sensíveis.
  6. Caulim Argila Branca – (INCI: Kaolin): Ela é usada de diversas formas, seja na indústria ou farmácia. Não tem a absorção de água como as illites, porém é rica em sílica, ajuda a clarear a pele sendo ótima para peles secas e maduras e deixa um toque de seda.
  7. Terra Diatomácea – (INCI: Solum Diatomeae): É uma argila mais abrasiva, sendo indicado misturar com caulim para aplicar em peles mais sensíveis. Ela é muito utilizada em desodorantes e pasta de dente, por obter sílica, sódio, magnésio e alumínio.

7 argilas cosméticas




Vamos deixar uma dica extra de um pózinho super queridinho nas cosmetologias naturais que, não é um mineral mas, possui inúmeros benefícios e propriedades.

É um pó derivado de uma planta da Índia cujo nome mais conhecido é Shikakai (INCI: Acacia Concinna).

Ele é muito utilizado em produtos para cabelo devido a sua capacidade de produzir espuma e limpar super bem.

Mas também, podemos fazer uma máscara de limpeza facial com esse pó, separamos uma receita especial pra você logo abaixo.

Limpador Facial Seco

1 colher de chá Farinha de Arroz

1 colher de chá Shikakai em Pó

1 colher de chá Argila Amarela

1 colher de chá Flores de Camomila Secas

1 colher de chá Flores de Lavanda Secas

Para usar basta pegar 1 colher de chá dessa mistura e colocar 1 colher de sopa de água/hidrolato.

Misture bem e aplique no rosto massageando em movimentos circulares, deixe agir por alguns minutos e retire com água abundante.

Fontes:

- Medeiros, Graciela. O poder da Argila Medicinal.
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17342267 
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29038067 
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28150053 


Conclusão

Tome sempre cuidado na hora de comprar uma das 7 argilas cosméticas.

Verifique sempre o INCI na hora da compra, do contrário você pode estar adquirindo uma caulim misturada com corante.

Coloque sempre a argila na água e não ao contrário, dessa forma a argila se expande conforme a quantidade de água e evita gruminhos.

Caso faça um limpador facial seco, sempre armazene essa mistura dentro de um pote limpo e esterilizado com a tampa bem vedada longe de luz, umidade e calor.

E-book GRÁTIS: Guia da Alquimia na Cosmetologia Natural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *