TUTORIAL: Manteiga Batida de Karité

É receita básica que todo mundo quer? Temos! Manteiga batida de karité, além de super simples é uma receita que solicita poucos ingredientes e é super natural!

A manteiga batida é uma manteiga que, com a ajuda de algum outro óleo, conseguimos misturar e criar uma textura mais firme ou mole, conforme o seu gosto.

É essa textura que vai influenciar no resultado final, você pode criar uma manteiga corporal batida mais firme (não ficará pegajosa e macia) ou mais macia (derrete mais fácil e é mais pesado).

Quando fazemos a mistura de óleo e manteiga, em seguida você pode aplicar outros ingredientes conforme o seu gosto e sua intenção, o importante é você experimentar e se aventurar nessas combinações!

Para essa manteiga batida não precisamos aquecer nada, você pode substituir os ingredientes e ela não é muito gordurosa…


Como Fazer uma Manteiga Batida de Karité?

Por ser uma manteiga corporal muito rica e ser 100% a base de gorduras, não precisamos colocar um conservante.

Apenas armazene em um local seco e fresco que ajudará a prolongar o tempo de vida (até 1-2 anos em média). Caso sinta cheiro rançoso, você pode considerar que esses óleos oxidaram, simplesmente descarte.

Receita:

Fase A:

56,5g/56,5% Manteiga de Karité

Fase B:

15g/15% Tapioca Pure
14g/14% Óleo de Maracujá
14g/14% Óleo de Calêndula
0,5g/0,5% Vitamina E

Modo de Fazer: Comece colocando a fase A em um becker e, com a ajuda de uma batedeira, você vai começar a mexer essa manteiga de karité até ficar uniforme. Em seguida, adicione a fase B e misture novamente com a batedeira até virar uma mistura lisa, uniforme e clara.

Para aplicar é muito simples, você simplesmente coloca uma pequena quantidade na pele e espelha bem.

Coloque sempre em pequenas quantidades para não aplicar em excesso e deixar sua pele com muita manteiga.

Você também pode testar com diferentes proporções de manteiga e óleo para ver se gosta mais da textura e toque na pele. Essa que mostramos a receita é uma textura mais firme e toque mais seco.


Ingredientes para a Manteiga Batida de Karité

Para essa simples receita usamos também 5 simples ingredientes:

  • Manteiga de Karité
  • Tapioca Pure
  • Óleo de Maracujá
  • Óleo de Calêndula
  • Vitamina E

A manteiga de karité usamos como ingrediente principal, ela é fácil de encontrar e é ótima para peles secas e sensíveis.

Ela também vai ajudar na textura do produto final, por ser mais macia (não quebradiça) deixa a textura final cremosa.

Dependendo do lugar que você mora, você vai precisar usar mais manteiga do que óleo para ter uma boa consistência (climas mais quentes). Climas mais frios a mesma coisa só que ao contrário.

Você pode fazer um teste na receita e esperar por 5 horas para ver se houve mudanças (se ficou mais mole ou endureceu depois de um tempo)…

Também pode estar substituindo por outros tipos de manteigas mais macias, como a de manga, cupuaçu etc. Mas sempre lembre que quando usamos diferentes manteigas as proporções também podem ser diferentes, assim como também quando usamos ingredientes refinados ou prensados a frio bruto.

Para os óleos, escolhemos óleos com propriedades calmantes, como o de maracujá e calêndula. Eles vão ajudar na batida e deixar a manteiga de karité mais mole e macia.

Você pode estar usando qualquer tipo de óleo, aqui escolhemos óleos com absorção mais leve para não pesar tanto na pele.

O tapioca pure nada mais é que o amido para ajudar no toque do produto final e neutralizar a oleosidade. Isso deixa o produto mais leve e menos gorduroso.

Caso não tenha o tapioca pure, você pode usar amido de milho ou araruta no lugar.

Por fim, incluímos a vitamina E para ajudar na ação antioxidante. Isso ajuda a prolongar o tempo de vida útil e rancificação.

E aí, já testou alguma manteiga batida de karité? Comenta aqui pra gente saber!

Comentários

  1. ANA CARLA COSTA CALVET

    Oie! Essa manteiga pode ser usada no cabelo pra tratamento semanal também? Ou será se fica muito pesada?

    Abraços!

  2. Thays Prestes

    E como fica a validade ?
    notei que nao foi utilizado nenhum conservante.

    1. Olá, Thays!
      É uma receita anidra, não é necessário conservante. Se mantido em ambiente fresco e seco, deve durar pelo menos um ou dois anos antes que qualquer um dos óleos fique rançoso. Se você notar que começa a cheirar a nozes ou giz de cera velhos, é um sinal de que os óleos começaram a oxidar. Jogue fora e faça um novo lote, se isso acontecer.

      1. Vanessa

        Bom dia. Eu posso acrescentar oleos essenciais a esta formulaçao?

Adicionar um comentário