Como Usar a Vitamina C nos Cosméticos Naturais?

A vitamina C é muito usada em produtos de anti-aging, cremes faciais noturnos, produtos de microdermoabrasão, cremes para regiões dos olhos e sérum.

Ela ajuda a diminuir as linhas finas e é ótimo antioxidante, ajuda contra os radicais livres causados pelo sol e também contra agentes externos.

Podemos usar em conjunto com a vitamina E, que potencializa e ajuda a proteger a pele de danos contra a luz e stress oxidativo.


Conhecendo a Vitamina C

Segundo alguns estudos, a vitamina C mostrou proteger a elasticidade da pele devido a capacidade de impedir a degradação de colágeno, como a enzima colagenase-1 (metaloproteinase matriz MMP-1).

Também consegue estabilizar o RNA mensageiro, ou seja, ajuda na reparação da pele danificada através da produção de colágeno melhorando a sua elasticidade.

A vitamina C também mostra ser capaz de manter a elasticidade da pele através de uma reação química de moléculas de colágeno.

Bom, você já deve ter tentado trabalhar com a vitamina C em alguma formulação natural, ou não.

Se sim, já deve ter se deparado com a alta instabilidade que este ingrediente sofre, seja pelo contato com a água ou ar.

Apesar de tudo, é um ótimo ingrediente que possui uma excelente função, seja para ter a pele mais firme ou auxiliar na produção de colágeno.

E para se ter um bom sucesso na formulação com a vitamina C, devemos optar por moléculas menores e mais estáveis como ascorbil fosfato de magnésio, palmitato de ascorbil e ascorbil tetraisopalmitato.

Como Usar a Vitamina C?

Como já falamos, a vitamina C é totalmente instável, mas conseguimos reverter isso com a inclusão de outros antioxidantes.

Ela é um ingrediente natural, conhecida também como ácido ascórbico e é solúvel em água.

Como comentamos neste post AQUI, a vitamina C que usamos é feita sinteticamente (idêntica ao natural) e é derivada do ácido ascórbico, você deve verificar isso com os fornecedores na hora da compra.

Ela possui a mesma ação e função, quando penetrado na pele é convertido em ácido ascórbico puro e vai ajudar na estabilidade da sua formulação.

Exemplos de Vitamina C para as formulações:

  • Palmitato de Arcorbil: É solúvel em óleo e álcool, consegue ser estável com pH abaixo de 6 e temperatura abaixo de 113°C. Deve ser usado na fase quente com porcentagem de uso até 20%.
  • Ascorbil Fosfato de Sódio: É solúvel em água, consegue ser estável com pH 6-7. Deve ser usado na fase de resfriamento/fria com porcentagem de uso até 10%.
  • Ascorbil Fosfato de Magnésio: Nikkol VC PMG®; VC-PMG®, é solúvel em água, consegue ser estável com pH 6-7 e temperatura abaixo de 80°C. Deve ser usado na fase de resfriamento/fria com porcentagem de uso até 10%.
  • Ascorbil Tetraisopalmitato (Tetra-C): Nikkol VC IP®, é solúvel em óleo, consegue ser estável com pH até 6. Deve ser usado na fase de resfriamento/fria com porcentagem de uso até 10%.

A seguir vamos mostrar um exemplo de receita para você fazer em casa e depois comentar aqui o que achou!



Receita de Sérum com Vitamina C:

30g Óleo de Semente de Uva
20g Óleo de Rosa Mosqueta
15g Óleo de Jojoba
18,8g Esqualeno Vegetal
10g Ascorbil Tetraisopalmitato
5g Óleo de Oliva Infundido com Chá Verde
1g Ubiquinona
0,2g Vitamina E

Modo de Fazer: Misture todos os ingredientes, conforme a ordem, e envase em um frasco escuro com conta-gotas.

Conclusão

Com certeza o uso da vitamina C nesse sérum vai ajudar na produção de colágeno e deixar sua pele mais firme.

É um ingrediente sensível, porém se você estudar mais sobre ele e no funcionamento dos cosméticos, você pode caprichar no uso!

Esperamos que este post tenha sido bastante esclarecedor com o uso da vitamina C na cosmética natural e, caso você venha fazer essa receita, comenta aqui embaixo o que achou dela!

Fontes:

 -https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/7518857 
 -https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?term=A+double-blind+randomized+trial+of+5%25+ascorbic+acid+vs.+4%25+hydroquinone+in+melasma. 
 -https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?term=Anti-aging+cosmetics%3A+facts+and+controversies. 
 -https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?term=A+topical+antioxidant+solution+containing+vitamins+C+and+E+stabilized+by+ferulic+acid+provides+protection+for+human+skin+against+damage+caused+by+ultraviolet+irradiation 

E-book GRÁTIS: Guia da Alquimia na Cosmetologia Natural

2 Comentários

  1. Susana Fernandes de Oliveira

    Bom dia !
    Há temos quero fazer um serum com vti. C
    Mas onde posso comprar esse Esqualeno Vegetal, Ubiquinona e o Ascorbil Tetraisopalmitato ?
    Por favor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *