TUTORIAL: Receita Spray Desinfetante para as Mãos

A saga covid-19 continua, então separamos uma receita complementar a do sabonete líquido para você fazer em casa…

E para que sua limpeza nas mãos seja eficaz, é importante utilizarmos o álcool 70% porém, mesmo usando o álcool 70%, é importante você casar com a lavagem das mãos.

Se você estiver com as mãos sujas pode dificultar a função do álcool para o grau de proteção que desejamos, então tenha como melhores amigos uma boa lavagem e o uso de álcool neste momento.


Como Fazer um Desinfetante para as Mãos?

Acredito que você já esteja acostumada a usar um álcool feito com gel para mãos, a função deste produto é justamente envolver o vírus e quebrar as membranas das bactérias.

Alguns desinfetantes convencionais incluem o cloreto de benzalcônio e a clorexidina do qual não são aceitos em produtos orgânicos…

E quando elaboramos um produto desinfetante que não contém o álcool, a gente ainda consegue matar as bactérias, porém não será tão eficaz. Então o álcool é a ferramenta principal para que seu desinfetante seja eficiente contra o vírus e bactérias.

O único revés nisso, é que conseguir o etanol puro, pode ser mais difícil de encontrar (caso você não tenha empresa e queira produzir seus produtos em casa). Então, como alternativa você pode usar o álcool isopropílico 99%.

Também vale lembrar que uso de gin, conhaque, vodka e outras bebidas não é eficaz para a produção de desinfetante para as mãos. Costumamos usar essas bebidas para fazer tinturas, porém o teor alcoólico é mais baixo geralmente em torno de 50% ou 40%…

Então, disponibilizamos uma receita que seria mais viável para quem quiser formular em casa:

Receita:

Fase A:

24,4g/24,4% Água Destilada
2,5g/2,5% Sorbitol 70%
0,6g/0,6% Pantenol

Fase B:

70g/70% Álcool Isopropílico 99%

Fase C:

2g/2% Cocamidopropyl Betaine
0,2g/0,2% Óleo Essencial de Alecrim
0,3g/0,3% Óleo Essencial de Tea Tree

Modo de Fazer:
Coloque os ingredientes da fase A em um becker e misture bem. Em seguida acrescente a fase B na fase A. Separe a fase C em outro becker, dilua bem e acrescente aos ingredientes da fase A e está pronto!

Obs.: Ajuste o pH para 5.

Obs.: Alquimia Oriental não se responsabiliza por danos provenientes da fabricação indevida e/ou do mal uso dos produtos expostos nesse blog. Esta receita de desinfetantes naturais para as mãos não fornecerá proteção adequada contra um vírus como uma medida independente, essa formulação é apenas para uso doméstico e não foi testada quanto à eficácia. Siga as recomendações da OMS para evitar a propagação do covid-19.


Fontes:

E-book GRÁTIS: Guia da Alquimia na Cosmetologia Natural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *