TUTORIAL: Manteiga Capilar

Essa máscara de manteiga capilar é um produto anidro, ou seja, não vai água. É muito simples de fazer, principalmente para iniciantes da cosmética natural!

Por ser uma máscara capilar, geralmente utilizamos produtos encorpados e nutritivos para repor uma boa nutrição aos fios, principalmente os danificados.

Geralmente incluímos muitos óleos e manteigas como base, também incluímos surfactante catiônico que vai ajudar a fixar e neutralizar a carga dos fios, deixam os fios mais protegidos como um filme.


Como Fazer uma Máscara de Manteiga Capilar

Como falamos anteriormente, essa máscara vai ser uma bomba de condicionamento e nutrição dos fios.

Sempre estamos sujeitos a fatores externo, como a umidade, mudança no tempo, entre outros fatores que podem afetar no comportamento dos fios. Isso requer um bom tratamento para uma hidratação adequada.

Então, essa máscara vai ajudar a hidratar os cabelos mais secos e danificados e pode ser usada a cada 15 dias ou 1x por mês.

Receita:

Fase A:

29g/29% Manteiga Shorea
8g/8% Manteiga Cupuaçu
10g/10% Manteiga de Cacau
20g/20% Óleo de Coco
4,5g/4,5% BTMS
2g/2% Álcool Cetílico

Fase B:

10g/10% Óleo de Oliva
5g/5% Óleo de Argan
5g/5% Óleo de Jojoba

Fase C:

2,3g/2,3% Extrato de Algas (glicerinado)
2g/2% Coco Caprilato
0,2g/0,2% Vitamina E
1g/1% Óleo Essencial de Alecrim
1g/1% Óleo Essencial de Cedro

Modo de Fazer:
Coloque a fase A em um becker e leve para o banho-maria até derreter os ingredientes. Em seguida, retire do banho-maria e espere resfriar um pouco. Coloque os ingredientes da fase B em outro becker, misture bem e acrescente essa fase B na fase A aos poucos. Depois coloque cada ingrediente da fase C na A, mexendo bem para incorporar. Quando começar a criar o traço (solidificar), use o batedor elétrico para misturar e deixar a textura mais cremosa, está pronta!

Você pode aplicar essa máscara em todo o cabelo seco ou molhado. Também pode enrolar uma toalha fina por cima e usar um secador de cabelo para aquecer essa máscara nos fios.

Esse calor vai ajudar a abrir as cutículas e, consequentemente, ajuda a absorver mais os ingredientes nos fios. Você pode deixar a máscara de 15-30 minutos, em seguida pode lavar normalmente.

Usamos ingredientes emolientes, silicone, antioxidante, óleos essenciais, catiônicos, para entregar toda a nutrição necessária para os fios danificados e secos.

A junção e escolha de todos esses ingredientes que faz com que essa máscara funcione, e isso se aplica para qualquer formulação que você for criar. Cada ingrediente possui uma função e finalidade diferentes…

Gostou da receita? Vai aplicar? Comenta aqui embaixo!

E-book GRÁTIS: Guia da Alquimia na Cosmetologia Natural

4 Comentários

  1. Fabiana Marins

    Estou amando seu site. Parabéns! Queria tirar uma dúvida: Posso substituir BTMS por Olivem 1000 em qualquer receita? E especificamente nessa: Máscara de Manteiga Capilar? Quais as principais diferenças entre as duas? Muito obrigada!

    • Oii, Fabiana! Gratidão!💚 Não pode, a não ser que seja uma receita específica… A principal diferença é que uma é catiônica e a outra é não-iônica os resultados são diferentes, uma é mais condicionante a outra hidratante.😉

  2. Luana Santos

    Adorei as receitas! Se eu fizer sem óleo de jojoba e Coco Caprilato dá certo?

    • Oii, Luana! Vai faltar aquele toque especial, sabe? Mas dá sim, o resultado será bom igual!💚

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *