Como Calcular Diluição dos Óleos e Aditivos
Muito se tem visto sobre os benefícios que os óleos, tanto vegetais quanto essenciais, nos proporcionam. E saber calcular diluição dos óleos e os demais aditivos é fundamental para se obter uma alquimia harmônica.
Na internet existe uma vasta quantidade de receitas caseiras para produzir seus próprios cosméticos naturais, mas muitas delas não possuem a porcentagem correta de cálculos para os aditivos.
Como muitos aditivos possuem dosagens específicas, as dúvidas ao se criar os cosméticos ficam no ar ou seu cosmético acaba dando errado.
Os óleos essenciais por exemplo, são extremamente concentrados, comentamos isso em nosso e-book gratuito. E com isso, se usado de forma errônea ou puro diretamente na pele pode levar algumas irritações, ardências ou até alergias.
Assim como os OEs (óleos essenciais), os extratos vegetais são extremamente concentrados apesar de serem diluídos em álcool e glicerina vegetal, entre outros aditivos puros a mais.
Contudo, para todos esses componentes que citamos e outros aditivos necessita de maior atenção, pois usar quantidades maiores que as recomendadas na ânsia de se obter melhores resultados pode não ser a melhor opção, pelo contrário, podem se obter resultados adversos.
Nosso organismo tem limites e isso poderia levar até uma toxicidade, então sempre frisamos e recomendamos a não passar da quantidade máxima de porcentagem recomendada para maior segurança, a não ser que você seja um expert no assunto.
Mas Como Calcular Diluição dos Óleos e Aditivos?
Bom, vamos começar dando nomes aos bois. Fizemos uma lista com os principais aditivos usados nos cosméticos naturais.
Obs.: Esses aditivos não são usados puros. Geralmente são diluídos em óleos, manteigas vegetais ou cremes neutros, shampoos neutros, gel (oil free, parabens free) de preferência.
- Ácido Cítrico
- Ácido Lático
- Cera Carnaúba
- Cera Candelila
- D-Pantenol
- Extrato Vegetal
- Goma Xantana
- Óleo Essencial
- Óxido de Zinco
- Proteína do Trigo
Cálculo:
Para calcular diluição dos óleos é feita uma regra de três simples, colocando o valor total dos produtos base que você vai usar para diluir os demais aditivos em gramas vezes a porcentagem que se deseja do aditivo (sempre respeitando a porcentagem máxima para evitar um resultado indesejado) e após a conta é feita a divisão por 100 para se obter o resultado também em gramas da quantidade do aditivo escolhido.
Ex: 100 x 3 / 100 = 3g ou 100g (de óleo vegetal) x 3% (de óleo essencial) = 3g.
Nesse caso, 3g representam em média de 60 a 75 gotas de OE (1g de óleo essencial representa em média de 20 a 25 gotas).
Se preferir, para facilitar a vida fizemos uma calculadora só para calcular esses aditivos. É só baixar gratuitamente AQUI.
Quando for usado mais de um óleo essencial, verifique sempre quais deles você estará usando e as suas propriedades para saber qual você quer que prevaleça na receita, adicionando assim mais a porcentagem de um do que de outro.
Nas suas formulações coloque sempre a quantidade em gramas para que o resultado seja correto.
Você já fez algum cosmético usando esses cálculos? Comente aqui embaixo e compartilhe com seus amigos!
Ola! No caso quero fazer um serum para manchas escuras (provavelmente radiação solar) e de senilidade, pele madura, fina e clara, homem. Tenho OV de rosa mosqueta e Jojoba. Pensei em misturar 50% de cada num total de 20 ou 30ml. Qto aos OEs tenho vetiver, espruce branco e palmarosa. Em se tratando de manchas, a concentração de OEs para o rosto deve ser 0,5%? Isso seria suficiente para dar resultado no clareamento, já q ele utilizaria apenas 3 ou 4 gotas do serum a noite? Bjs
Oi, Ana! Te respondemos no e-mail!😉
Quero fazer um sero con óleo de rosa mosqueta 30ml e oe de tea tre e vetiver quantas gotas usar?
Você deve medir com uma balança de precisão!
Olá, como eu sei qual a porcentagem ideal para cada produto? Tem um padrão?
Sim, Deyse. É interessante você estudar cada ingrediente que for utilizar para saber o uso deles.😉