Como Calcular Diluição dos Óleos e Aditivos

Muito se tem visto sobre os benefícios que os óleos, tanto vegetais quanto essenciais, nos proporcionam. E saber calcular diluição dos óleos e os demais aditivos é fundamental para se obter uma alquimia harmônica.

Na internet existe uma vasta quantidade de receitas caseiras para produzir seus próprios cosméticos naturais, mas muitas delas não possuem a porcentagem correta de cálculos para os aditivos.

Como muitos aditivos possuem dosagens específicas, as dúvidas ao se criar os cosméticos ficam no ar ou seu cosmético acaba dando errado.

Os óleos essenciais por exemplo, são extremamente concentrados, comentamos isso em nosso e-book gratuito. E com isso, se usado de forma errônea ou puro diretamente na pele pode levar algumas irritações, ardências ou até alergias.

calcular diluição dos óleos 2

Assim como os OEs (óleos essenciais), os extratos vegetais são extremamente concentrados apesar de serem diluídos em álcool e glicerina vegetal, entre outros aditivos puros a mais.

Contudo, para todos esses componentes que citamos e outros aditivos necessita de maior atenção, pois usar quantidades maiores que as recomendadas na ânsia de se obter melhores resultados pode não ser a melhor opção, pelo contrário, podem se obter resultados adversos.

Nosso organismo tem limites e isso poderia levar até uma toxicidade, então sempre frisamos e recomendamos a não passar da quantidade máxima de porcentagem recomendada para maior segurança, a não ser que você seja um expert no assunto.

Mas Como Calcular Diluição dos Óleos e Aditivos?

Bom, vamos começar dando nomes aos bois. Fizemos uma lista com os principais aditivos usados nos cosméticos naturais.

Obs.: Esses aditivos não são usados puros. Geralmente são diluídos em óleos, manteigas vegetais ou cremes neutros, shampoos neutros, gel (oil free, parabens free) de preferência.

  • Ácido Cítrico
  • Ácido Lático
  • Cera Carnaúba
  • Cera Candelila
  • D-Pantenol
  • Extrato Vegetal
  • Goma Xantana
  • Óleo Essencial
  • Óxido de Zinco
  • Proteína do Trigo

calcular diluição dos óleos 3

Cálculo:

Para calcular diluição dos óleos é feita uma regra de três simples, colocando o valor total dos produtos base que você vai usar para diluir os demais aditivos em mililitro vezes a porcentagem que se deseja do aditivo (sempre respeitando a porcentagem máxima para evitar um resultado indesejado) e após a conta é feita a divisão por 100 para se obter o resultado também em mililitro da quantidade do aditivo escolhido.

Ex: 100 x 3 / 100 = 3ml  ou  100ml (de óleo vegetal) x 3% (de óleo essencial) = 3ml.

Nesse caso, 3ml representam em média de 60 a 75 gotas de OE (1ml de óleo essencial representa em média de 20 a 25 gotas).

Se preferir, para facilitar a vida fizemos uma calculadora só para calcular esses aditivos. É só baixar gratuitamente AQUI.

Quando for usado mais de um óleo essencial, verifique sempre quais deles você estará usando e as suas propriedades para saber qual você quer que prevaleça na receita, adicionando assim mais a porcentagem de um do que de outro.

Nas suas formulações coloque sempre a quantidade em ml/g para que o resultado seja correto.

Você já fez algum cosmético usando esses cálculos? Comente aqui embaixo e compartilhe com seus amigos!

E-book GRÁTIS: Guia da Alquimia na Cosmetologia Natural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *