Cosméticos Naturais sem Conservantes

Costuma fazer isso? Se a sua resposta for um sim, então cuidado! Cosméticos naturais sem conservantes podem te dar uma grande dor de cabeça…

Sim, os conservantes podem ser uma das partes mais “chatinhas” das formulações.

Se você fabrica ou formula para uso pessoal também deve concordar comigo!

A verdade é que esses cosméticos serão usados por outras pessoas que, muitas vezes, podem ter um sistema imunológico mais fraco, alergias, psoríase, eczemas etc.

E o que um corpo saudável pode tolerar, para outros pode ser perigoso ou até fatal.

Foto: Espuma de limpeza natural


Cosméticos Naturais SEM Conservantes Não é uma Opção

A Alquimia Oriental ensina formulações naturais, orgânicas, holísticas, porém isso não significa que não é para ter cosméticos seguros e estáveis.

O uso de conservante é uma necessidade e não uma opção. Geralmente são usados de 1-2%, isso é o suficiente para salvar as formulações de contaminação e proteger a quem for usar.

Proteger a saúde de seus clientes é o primeiro fator a se considerar quando for feita a comercialização desses cosméticos. Caso contrário, você pode se deparar com situações sérias e questões legais!

Falamos isso por 4 motivos:

  • Após a abertura do produto, ele já está suscetível à contaminação.
  • Se você faz a venda, mostrar seu conhecimento e domínio sobre os conservantes, demonstra ao cliente sobre a eficácia e segurança de seu produto, isso pode ser um diferencial muito positivo.
  • Por mais higiênico que seja o seu ambiente de trabalho, o uso de ingredientes como: água, hidrolatos, argilas, extratos, pH 4,5-6,5, temperatura, gomas e umidade vão ajudar no crescimento de bactérias, fungos e leveduras.
  • Fatores, como: separação de fases, mudança de cheiro e cor, alteração na viscosidade, líquido turvo, são indícios de microrganismo nessas receitas e com certeza você não quer se deparar com esses fatores no seu produto!


Por Que Formular os Cosméticos Naturais?

Sabemos que formular a cosmética natural é uma arte da qual encanta qualquer pessoa que passar por ela, desde que se obtenha o resultado desejado…

Então, separamos aqui as principais razões pelas quais você deve estudar essa ciência da pele:

  • Você conhece a sua pele e cabelo – Toda a anatomia e fisiologia da pele e cabelo, as camadas, os tipos de pele e cabelo baseados no seu biotipo. Isso é necessário para que produza seus cosméticos com eficácia.
  • Emulsão – Nos cosméticos usamos muitos agentes emulsificadores para ajudar a unir o óleo e água. Essa é a parte mais mágica da ciência de cuidados com a pele, além de nos fornecer melhor qualidade nos cosméticos.
  • Orgânicos e naturais – Usamos muitos ingredientes orgânicos ou naturais e estudamos as suas propriedades científicas, como elas funcionam. Alguns exemplos estão nos óleos vegetais finos, manteigas, óleos essenciais entre outros, isso faz de você um melhor alquimista da cosmética.
  • Credibilidade – Você estudar e entender os conceitos da pele e cabelos te dá credibilidade. Até porque, estudamos com base nos dados científicos sobre esses ingredientes, até mesmo os sintéticos.
  • A alquimia da pele e cabelo – Quando pesquisamos sobre os ingredientes conseguimos entender como eles se comportam quando entram em contato com a pele, os seus efeitos, a absorção, seus benefícios e a ciência por trás de cada ingrediente na sua ação.


Conclusão

Formular os cosméticos sem conservantes não faz parte dessa arte e da ciência de cuidados com a pele e cabelos.

Se queremos fazer cosméticos de alta qualidade, precisamos de uma boa base de informações válidas, atualizadas, seguras e eficientes nesses cosméticos.

O estudo da ciência da alquimia cosmética natural é divertida e prazerosa. Hoje, esse estudo sobre a cosmética natural oferece perspectivas de carreira em todo o mundo e só tende a crescer mais e mais.

Gostou deste post? Comenta aqui sua opinião sobre o uso de conservantes na cosmética natural!

E-book GRÁTIS: Guia da Alquimia na Cosmetologia Natural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *