4 Formas de Encontrar Bons Fornecedores de Matéria-Prima Natural

Como saber se os ingredientes são de boa qualidade? Hoje, conseguimos encontrar uma vasta demanda de ingredientes, como óleos e manteigas vegetais, mas isso não significa que a qualidade seja boa…

Claro que, com todos esses ingredientes disponíveis, o nosso acesso a eles é mais fácil, e isso é ótimo para quem está iniciando na cosmética natural.

Mas para aqueles que já estão a um certo tempo “brincando” com esses ingredientes, automaticamente vão aguçando mais às experiências sensoriais e requerem mais produtos de alta qualidade para suas práticas.

E quando você se aprofunda mais nessas práticas e experiências, mais você busca uma melhor qualidade das fórmulas também.

Então, quando você encontra fornecedores e ingredientes para a compra, você acaba querendo comprar ingredientes que sejam de fato o que realmente dizem ser, como ingredientes 100% puros, sem aditivos ou solventes, sem químicos ou aroma sintético, que estejam bem rotulados e mostre segurança.

Mas como podemos saber que tais ingredientes sejam realmente o que dizem ser?


Como Saber se é Bom Fornecedor de Matéria-Prima Natural?

É sempre bom você verificar alguns fatores antes da compra:

  1. Quem é esse fornecedor, o que você sabe sobre ele?
  2. Quais são as informações das matérias-primas?
  3. Essa matéria-prima está devidamente rotulada?
  4. Esse produto ou empresa faz algumas alegações extraordinárias?

Primeiro fator: Você sabe da onde vem essa matéria-prima? Quem é o fabricante ou se possui alguma certificação (vegano, orgânico etc)?

Se você conseguir identificar essas primeiras questões sobre a origem e tudo mais, está meio caminho andado…

Não necessariamente a empresa precisa ter algum tipo de certificação para que o produto seja de qualidade ou seguro, você só precisa entender melhor cada matéria-prima que você compra individualmente.

Se você é um formulador mais solitário e não conhece muitos profissionais desta área, é mais difícil de fazer uma boa escolha dos ingredientes. Ter essa interação com outros profissionais da mesma área pode te ajudar na escolha da compra destes produtos, isso gera troca de experiências e confiança para a busca de ingredientes de maior qualidade.

Empresas como a Amazon, Mercado Livre e Iherb você encontra alguns produtos de bons fornecedores, porém não são todos que são bons, precisa ter um olhar criterioso na hora da compra. Por isso em nosso curso de Cosmetologia Natural entregamos uma vasta lista de fornecedores com os quais você tem segurança para a compra de ingredientes no Brasil e alguns fornecedores fora do Brasil também (para aquelas alunas que moram fora).

Segundo fator: Você sabe as informações desses ingredientes? Por exemplo, possui certificação de qual organização e qual a influência na qualidade dessa matéria-prima? Possui informações de uso e dados do produto?

Caso não possua essas características, como já falamos acima, não significa que seja de má procedência, pode ser que tenha comprado de um comércio justo, apenas esta empresa não possui a certificação orgânica/vegana…

O uso dos óleos essenciais é um ótimo exemplo, possuem vários fornecedores hoje no mercado, porém nem todos possuem a alta qualidade mencionada. É sempre bom você verificar o certificado de alérgeno ou IFRA deste produto.

Os certificados de análise e a folha de dados de segurança do material também são fatores importantes para ter uma boa compra do produto.

Alguns ingredientes mais simples, como manteigas e óleos podem não vir com essas informações, o que não significa que não seja um produto seguro ou de alta qualidade. Geralmente essa ficha de dados vem nas matérias-primas mais complexas, porém todo bom fornecedor vai manter uma ficha de dados para todos os ingredientes que fornecem.

E, caso você queira vender seus próprios produtos, precisará registrar uma cópia desses certificados/relatórios/laudos junto com seus documentos. Alguns fornecedores possuem políticas diferentes de outros para entregar esses documentos, então sempre pergunte a eles antes da compra. Alguns entregam por downloads, outros por e-mail, outros juntamente com os ingredientes e outros podem até comprar um certo valor para entregar, isso não significa que o fornecedor não seja bom, apenas cada um faz sua regra.

Também é interessante ver se tal fornecedor mostra como usar cada matéria-prima natural. Essas orientações são importantes, como o pH, temperatura, compatibilidade com outros ingredientes, estabilidade, solubilidade etc.

Terceiro fator: Possui rótulos? Como é o INCI do produto? Possui descrição de validade ou lote?

Essas matérias-primas naturais estão informando o INCI (Nomenclatura Internacional de Ingredientes Cosméticos) desse produto? Ele será necessário para rotular os seus produtos, caso faça a venda, e para registrar na sua documentação.

Os óleos essenciais, por exemplo, possuem nome em latim e, às vezes, o nome da parte da planta em que foi utilizada.

O número de lote também precisa ser claro no rótulo, bem como a data de validade (antes e após abertura).

A embalagem dessa matéria-prima natural também tem de ser levada em consideração. As informações devem permanecer claras após a abertura do produto, como por exemplo, um surfactante que escorre no rótulo após o uso e apaga essas informações, pode complicar as coisas depois.

Quarto fator: Essa empresa ou produto usa de alegações extravagantes? Se comenta algo do tipo “que vá curar ou corrigir certas questões”, sempre investigue melhor esse tipo de informação.

De forma geral, os cosméticos não devem alegar “curas ou medicamentos” para tal coisa. Muitos dos ingredientes também não devem ser aplicados diretamente sobre a pele, como é o caso de óleos essenciais, surfactantes etc.


Conclusão

Investigar os fornecedores, de forma geral, vai te ajudar a selecionar os ingredientes de alta qualidade de fontes confiáveis e, consequentemente, terá um bom resultado em seus produtos.

Claro que, para cada ingrediente, exige uma informação específica. Então é preciso se aprofundar mais nesses detalhes e informações em tais ingredientes que for usar.

Aqui colocamos apenas uma visão geral de algumas perguntas que geralmente devem ser feitas enquanto for um formulador.

Gostou da informação? Já tem fornecedores seguros? Comenta aqui embaixo!

Adicionar um comentário